Avenida Brasil: a novela mais rentável da história

avenida-brasil

Uma das novelas mais famosas e comentadas da história da televisão brasileira também foi uma das mais rentáveis para a emissora. A história é bem simples, Rita, uma menina órfã é maltratada e abandonada por sua madrasta malvada, Carminha. Quando Rita cresce e se transforma em uma mulher forte, muda seu nome para Nina e volta para sua vingança. Cinderela? Branca de neve? Não: Avenida Brasil.

O fenômeno de audiência é o mesmo que sucedeu em todos os países onde foi emitido. Sua produtora, a Rede Globo, vendeu os direitos de exibição em 124 países e a novela foi dublada em 18 idiomas. Segundo a revista Forbes dos Estados Unidos, Avenida Brasil é um autêntico e milionário negócio da televisão mundial: com uma inversão de 91 milhoes de dólares. A Globo finalmente arrecadou dois mil milhões de dólares, o que converte a novela na mais rentável da história até agora.

Uma história complexa sobre a realidade brasileira

Por ser uma história ambientada no Brasil a novela não poderia deixar de contar com maravilhosos corpos esbeltos e o erotismo a flor da pele. Nesta ocasião, representado por Jorgito, que com este personagem consagrou o ator como sex symbol. Jorgito, ademas, é um homem muito terno que sofre por amor e está em busca da sua verdadeira identidade. Já na parte feminina, estão as curvas de Suelen (Isis Valverde) aportam a cota de pele carioca para o deleite do espectador.

Um dos pontos interessantes da trama é que estão refletidas todas as classes sociais. Desde o usual representado pelos personagens da classe média, até os novos-ricos como Tufão e a sua família que nunca terminam de ser aceitos na classe alta. E por suposto, a franja periférica que habita o lado B, o menos turístico da cidade carioca, esse submundo sujo e escuro que é o lixão da onde saíram os protagonistas da história.

Um dos finais de novela mais esperados

A novela teve uma aceitação muito grande pelo publico brasileiro primeiramente por falar a mesma língua do espectador. Será todo esse coquetel que logrou acaparar a atenção de todo o país quando, o 19 de outubro de 2012 se emitiu o último dos 179 capítulos. Nesse dia, o sistema elétrico de todo o Brasil aumentou o número de usinas elétricas em todo o país. Foi previsto um excesso de consumo onde até a própria presidenta do país acomodou a sua agenda para poder desfrutar do último episódio da trama.

Uma fórmula para o sucesso

Poderíamos pensar que Avenida Brasil foi um fenômeno e talvez seria necessário pensar quais foram as chaves para poder alcançar tanto sucesso. Essa foi uma novela que não só conquistou as televisões brasileiras mas a também de muitos outros países. A conclusão é que na verdade não existe necessariamente uma fórmula para o sucesso. Contudo o conteúdo de uma novela no final das contas tem um peso muito importante, muito mais do que os maravilhosos corpos e paisagens exuberantes.

A cinderela moderna do Rio de Janeiro

Débora Falabella, Murilo Benício, Cauã Reymond, Adriana Esteves e Marcello Novaes protagonizam esta emotiva história. Nesta trama onde Rita, uma menina órfã luta para recuperar a vida que Carminha, sua então diabólica madrasta, roubou quando ainda era uma criança. Ela foi abandonada a sua própria sorte nas ruas do Rio de Janeiro.

Depois de ser adotada por uma família Argentina, ela volta para o Rio anos depois para poder se vingar. A Avenida Brasil, é o ponto que atravessa grande parte da cidade carioca, desde luxuosos bairros até os subúrbios marginais que constituem os principais cenários. A novela oferece um retrato das distintas classes sociais brasileiras. Dessa forma a história faz também uma crítica social sobre o milionário negócio do futebol, do erotismo e de algumas tragédias que ocorrem diariamente no país.